Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Só quem já teve um cano entupido em casa sabe o trabalho que dá resolver esse problema. Os entupimentos nos canos geralmente são causados pela falta de manutenção nesses locais, onde os resíduos

vão se acumulando e acabam por obstruir a passagem de água ou esgoto ou por problemas nos projetos do sistema de esgotamento de um determinado local. Porém, a principal causa da maioria dos entupimentos é o descarte de objetos sólidos, alimentos ou gordura em locais como vasos sanitários, esgotos, pias, ralos, tanques, caixas de gordura e redes de águas pluviais.

Uma vez entupido, um cano só volta ao seu estado normal depois de ser desentupido por encanadores ou bombeiros hidráulicos. Esses profissionais realizam o desentupimento através de máquinas específicas para cada caso de entupimento, que não danificam a tubulação, como sistema roto- rooter, gás pressurizado ou hidrojateamento. Além disso, as empresas de desentupimento também realizam serviços como limpeza de fossas sépticas, limpeza de esgoto, limpeza de caixa d’água e detecção de vazamentos. Muitas delas oferecem o serviço de desentupimento 24hpor dia, já que um entupimento pode acontecer a qualquer hora do dia e da noite e deve ser resolvido o quanto antes, para evitar que se faça muita sujeira ou se desperdice água.

Se você não quer passar por essa experiência, existem algumas condutas simples que devem ser incorporadas ao dia a dia para evitar os entupimentos. Confira:

Na cozinha: Jamais descarte restos de alimentos na pia da cozinha. Uma opção barata e eficaz é o protetor de ralo de pia, que não deixa nenhum resíduo passar. Só jogue água fervendo na pia da cozinha se o seu encanamento for de metal, pois as tubulações e e sifões de plástico podem ser deformados pela alta temperatura. Evite também descartar óleo de cozinha na pia, pois além de grudar e obstruir os canos, apenas 1 litro de óleo é suficiente para poluir até 20 mil litros de água. Entregue o óleo usado para cooperativas de reciclagem ou utilize o material para fazer sabão caseiro. O meio ambiente agradece!

No banheiro: Não deixe que fios de cabelo, fio dental, restos de sabonete, cotonetes ou outros tipos de resíduos acumulem no ralo da pia e do box. Já no vaso sanitário, o cuidado com os objetos descartados deve ser ainda maior. Preservativos, absorventes e fraldas descartáveis são os principais vilões dos entupimentos em vasos sanitários. O único material que pode ser descartado no vaso sanitário é o papel higiênico, desde que em pequenas quantidades e somente se o esgoto do seu bairro for mandado para uma estação de tratamento. Porém, se o esgoto doméstico for direcionado para uma fossa séptica, a conduta recomendada é jogar o papel na lixeira. Além disso, tome cuidado com os desodorizadores: evite aqueles que são compostos de refil e suporte, pois podem cair no vaso sanitário e deixá-lo entupido.

Rede de Águas Pluviais: Faça limpezas periódicas nas calhas que captam a água da chuva. Geralmente, folhas, fuligem e outros materiais são trazidos junto com a água e acabam causando entupimentos nestes condutores. A longo prazo, esses resíduos podem comprometer a funcionalidade de toda a rede de águas pluviais. Para evitar maiores problemas, verifique, limpe e teste as redes, ramais, condutores, calhas e demais mecanismos que fazem a captação de águas pluviais sempre antes do início de cada temporada de chuvas fortes.

Rede de Esgoto: Retire a sujeira varrida da casa com uma pá e deposite na lixeira. Jamais jogue ela pelo ralo, pois a tendência é que ela não dissolva e se acumule na parte de baixo dos encanamentos. Faça periodicamente a limpeza dos ralos sifonados. É só remover a tampa e retirar os resíduos presentes dentro dos sifonados. Dessa forma, além de evitar o entupimento, você também previne o mau cheiro. Também é importante não lacrar as tampas das caixas de inspeção. Elas devem ser facilmente removidas para que manutenções possam ser feitas.

Como você pode ver, algumas mudanças simples de hábitos podem te poupar de muitas dores de cabeça, além de incômodos e prejuízos com manutenção dos encanamentos. Além disso, algumas dessas medidas também contribuem para a preservação do meio ambiente. Cuide bem do encanamento da sua casa!

Fonte: Blog TeleListas